A HISTORIA DA BARBIE
Por certo que todas nós já brincamos com uma Barbie. Hoje vamos contar um pouco da história desta boneca.
Ruth Handler, sua criadora, foi uma adolescente sonhadora que conheceu o amor de sua vida, Elliot em um baile do colégio e depois de vários anos de noivado se casaram. Em 1945 Elliot, junto com seu amigo Harold Matson fundaram a empresa Mattel. No início era simplesmente uma idéia que nasceu na garagem de uma casa.
Um dia Ruth estava olhando sua filha brincando com bonecas de papel e se deu conta de que a maioria das meninas sonhava em ficar adulta logo. Foi assim que surgiu a idéia de criar uma boneca que representasse a garota ideal que todas desejavam ser. Dessa orma, a mulherzinha loira acabou virando: médica, veterinária, executiva, astronauta, surfista e até roqueira. O primeiro modelo foi colocado para venda em 1959como nome de Barbie em homenagem a filha dos dois, Bárbara, sua fonte de inspiração.
Ruth Handler morreu em 29 de abril de 2002 aos 85 anos, em Los Angeles, Califórnia.
A Boneca Barbie foi inspirada numa prostituta
Tudo começou nas páginas do jornal alemão Bild-Zeitung, em 1952. Para preencher os buracos sem notícias, o ilustrador Reinhard Beuthien criou Lilli, uma loira que aparecia em tiras de quadrinhos com cintura fina, maquiagem, peitos grandes e sempre de salto alto – até quando estava só de calcinhas e sutiã... Sua marca eram as piadas picantes. O sucesso foi tão grande que ela virou uma boneca para presentear os homens. O que ninguém esperava é que o brinquedo caísse no gosto das meninas.
De férias na Alemanha, o casal americano Ruth e Elliot Handler comprou algumas Liliis e levou para os engenheiros da fábrica deles, a Mattel. Batizada de Barbie, a cópia foi lançada nos Estados Unidos em 1959. A semelhança era tão óbvia que a Mattel topou pagar pelo direito de “clonagem”. Foi um belo negócio: Já foram vendidas 3 bilhões de Barbies no mundo!
Você acha que a boneca Barbie é o emblema do consumismo e da futilidade ?
Parece que a Barbie nunca está pronta ou satisfeita , ela sempre precisa de mais, é um lançamento atras do outro e a criança sempre pede , sempre quer . Sem falar no seu biotipo quase inalcansavel para as brasileiras, percebam que as outras bonecas são mimosas e fraternais , a Barbie passa um ar de futilidade, de mulher insassiavel , consumista , meio vazia , parece uma mensagem subliminar para as futuras adolescentes se tornarem esse poço de futilidade.
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